O EVENTO



Educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas serão nossos convidados para o Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola. O encontro, que contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, busca propor um mergulho sobre essas duas competências, consideradas essenciais para a vida no século 21 e para uma sociedade baseada no conhecimento.

O seminário será também uma oportunidade para ampliar informações sobre o tema e desfazer mitos, mostrando que pensamento crítico e criatividade não são talentos natos ou restrito a alguns. Pelo contrário, são habilidades que podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.

Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE e responsável pelo PISA, apresentará um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição desta avaliação internacional, em 2021. Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participarão em mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras para o país.

Há 25 anos, o Instituto Ayrton Senna vêm trazendo evidências para ampliar as fronteiras da educação e colocando no debate público a importância da educação integral e do desenvolvimento das competências socioemocionais como vitais para o sucesso na vida de crianças e jovens. Com esse encontro, mais uma vez, busca dar luz a um tema de grande relevância para a melhoria da educação brasileira. 

OS PALESTRANTES

<p><b><span style="color: #003c78;">Andreas Schleicher</span></b></p>

Andreas Schleicher

Diretor de Educação da OCDE. Lidera o PISA e outros instrumentos internacionais para apoiar educadores a inovar e transformar políticas públicas. Trabalhou por mais de 20 anos ao lado de ministros pelo mundo. É professor honorário da Universidade de Heidelberg.

<p><b><span style="color: #003c78;">Alice Ribeiro</span></b></p>

Alice Ribeiro

Secretária-executiva do Movimento pela Base Nacional Comum. Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation, Veneza/Itália) e em Administração Pública e Governo (FGV/SP).

<p><b><span style="color: #003c78;">Filip de Fruyt</span></b></p>

Filip de Fruyt

Professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social. É pesquisador do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna. Suas pesquisas abordam o desenvolvimento de traços de personalidade.

<p><b><span style="color: #003c78;">Gisele Alves</span></b></p>

Gisele Alves

Líder de especialidade do Instituto Ayrton Senna, responsável pela área de Geração de Evidências com foco em projetos voltados para inovação em educação. Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco). 

<p><b><span style="color: #003c78;">Jânio Macedo</span></b></p>

Jânio Macedo

Secretário de Educação Básica (MEC). Foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho e adjunto da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal do Ministério da Economia.  Foi assessor do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

<p><b><span style="color: #003c78;">José Brito</span></b></p>

José Brito

Gerente do Canal Futura. Publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. Gestor de projetos educacionais e campanhas de impacto social. Ajudou a fundar a Jeduca (Associação dos Jornalistas de Educação). É também conselheiro da Agência Lupa no combate às fakenews.

<p><b><span style="color: #003c78;">Laura di Pizzo</span></b></p>

Laura di Pizzo

Líder de projetos do Instituto Ayrton Senna, à frente de iniciativas relacionadas ao tema de Criatividade e Pensamento Crítico junto a redes públicas de ensino do país. Também atua no desenvolvimento de projetos voltados à avaliação das competências socioemocionais.

<p><b><span style="color: #003c78;">Maria Helena Guimarães</span></b></p>

Maria Helena Guimarães

Socióloga, professora aposentada da UNICAMP.  Conselheira do Conselho Nacional de Educação, presidente da Comissão de Formação de Professores e presidente da ABAVE. Embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional.   

<p><b><span style="color: #003c78;">Mozart Neves Ramos</span></b></p>

Mozart Neves Ramos

Pós-doutor em Química (Politécnica de Milão), foi professor e reitor da UFPE, secretário de Educação de PE, presidente do Todos Pela Educação. Coordenador da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP-Ribeirão Preto), conselheiro do Conselho Nacional de Educação e do Instituto Ayrton Senna.

<p><span style="color: #003c78;"><b>Oliver P. John</b></span></p>

Oliver P. John

Professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley e pesquisador do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna. Suas pesquisas abordam traços de personalidade. É autor do teste The Big Five Personality, um dos mais robustos sobre o tema.

<p><b><span style="color: #003c78;">Rebeca Otero</span></b></p>

Rebeca Otero

Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil onde atua em projetos nos quais a UNESCO oferece cooperação técnica. Tem experiência em saúde pública, epidemiologia das doenças transmissíveis e educação com ênfase em educação profissional e educação em saúde.

<p><b><span style="color: #003c78;">Ricardo Primi</span></b></p>

Ricardo Primi

Psicólogo e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP e Universidade de Yale, EUA). Pesquisador do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna. Professor associado do Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. 

<p><b><span style="color: #003c78;">Stéphan Vincent-Lancrin</span></b></p>

Stéphan Vincent-Lancrin

É líder de Divisão no Centro de Pesquisa em Educação e Inovação (CERI, na sigla em inglês) da OCDE. Seu mais recente trabalho publicado é o relatório “Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola” (OCDE, 2019). 

<p><b><span style="color: #003c78;">Tatiana Filgueiras</span></b></p>

Tatiana Filgueiras

Diretora de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Especialista em Gestão do 3º Setor (Universidade Estadual da Califórnia), Marketing e Comunicação (Universidade da Califórnia, Berkeley) e Gestão de Processos Comunicacionais (USP).

<p><b><span style="color: #003c78;">Todd Lubart</span></b></p>

Todd Lubart

Professor de Psicologia da Universidade Paris-Descartes (França). Especialista em pesquisar a criatividade e suas diferenças individuais. Seus estudos acadêmicos também abordam a mensuração da criatividade em crianças e adultos.

<p><b><span style="color: #003c78;">Usha Bhaskar</span></b></p>

Usha Bhaskar

Lidera a área de Tecnologia e Inovação da Learning Links, organização da Índia que implementou o projeto da OCDE sobre pensamento crítico e criatividade no país. Atuou criando instrumentos que integram tecnologia e STEM para promoção da criatividade e do pensamento crítico. 

<p><b><span style="color: #003c78;">Verônica Santos</span></b></p>

Verônica Santos

Doutoranda em Ensino de Ciências pela Unicamp com foco de pesquisa em Aprendizagem Criativa e Ensino por Investigação. Mestre na mesma área pela UFABC. É coordenadora de Adoção Sistêmica da aprendizagem criativa pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

<p><b><span style="color: #003c78;">Viviane Senna</span></b></p>

Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna. Graduada em Psicologia (PUC-SP), especializada em Psicologia Junguiana. Nomeada “Líder para o Novo Milênio” pela CNN/Revista Time. Premiada pelo BNP Paribas (categoria Filantropia). Participa de conselhos de organizações públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO

08:00 - 09:00
 
Credenciamento e welcome coffee
 
09:00 - 10:45

A importância da criatividade e do pensamento crítico
na sociedade do conhecimento
 
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna
Jânio Macedo, secretário de Educação Básica (MEC)
Rebeca Otero, coordenadora de Educação (UNESCO)
 
Keynote speaker:
Andreas Schleicher, diretor de Educação (OCDE)
 
11:00 - 12:30
 

As evidências sobre a criatividade e o pensamento crítico

Todd Lubart, Université Paris-Decartes (França)
Ricardo Primi, Universidade São Francisco (Brasil)
Oliver John, Universidade de Berkeley (EUA)
Filip de Fruyt, Universidade de Ghent (Bélgica)
Mediação: Gisele Alves, Instituto Ayrton Senna

14:30 - 15:30

Políticas públicas educacionais para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico

Alice Ribeiro, Movimento pela Base
Maria Helena Guimarães, Conselho Nacional de Educação
Mozart Neves Ramos, Conselho Nacional de Educação
Stéphan Vincent-Lancrin, Centro de Pesquisa em Educação e Inovação (CERI/OCDE)

 

15:30 - 15:50

Coffee break

 

15:50 - 16:50

O desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nas escolas

Usha Bhaskar, Learning Links Foundation (Índia) 
Laura di Pizzo, líder de projeto no Instituto Ayrton Senna
Veronica Santos, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Mediação: José Brito, Canal Futura

 

17:00


Tatiana Filgueiras, diretora de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna



LOCAL

 

 

 

 

Data: 05 de março de 2020

Horário: 8h

Local: Instituto Tomie Ohtake

Rua Coropé, 88 - Pinheiros
São Paulo - SP, 05426-100





Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários