O primeiro passo rumo ao desenvolvimento pleno é entender quais são os pontos fortes e quais precisam de atenção. Na educação, isso não é diferente. Mas, enquanto avaliações cognitivas já são conhecidas de longa data dos processos de monitoramento, a mesma atenção precisa ser dedicada a outras dimensões da formação humana, como a socioemocional. Por isso, acreditamos que a concretização da educação integral só se realiza quando todas as características são contempladas e, para fazer isso, nada melhor do que abrir espaços de escuta e acolhimento para que os próprios alunos possam expressar comocomo se sentem e percebem diante do mundo e seus desafios.

É para atender a essa necessidade que lançamos agora a plataforma de monitoramento socioemocional: Socioemocionais BNCC, que abriga as versões digitais de instrumentos desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna para apoiar o acompanhamento da situação dessas competências entre estudantes. Com ela, diretorias e gestores de redes de ensino podem solicitar a utilização para suas escolas e assim, ter à sua disposição os instrumentos necessários para o acompanhamento socioemocional de seus estudantes.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

O que é monitoramento socioemocional?

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

SAIBA MAIS

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.


Quais os instrumentos disponíveis na plataforma?

Atualmente, a Plataforma Monitoramento de Competências Socioemocionais conta com dois instrumentos: o Senna e o Diálogos Socioemocionaiss. Saiba mais sobre cada um e veja qual deles melhor atende as necessidades da sua rede ou escola!

Instrumento Senna

Baseado no autorrelato, o Instrumento Senna oferece uma fotografia da situação socioemocional dos estudantes no momento da aplicação. Estruturado em um modelo organizativo de Cinco Macrocompetências e 17 competências socioemocionais, ele gera um relatório devolutivo que oferece insumos para que docentes, educadores e gestores entendam como o conjunto de turmas e escolas se percebe em relação às competências socioemocionais e, assim, quais precisam ser priorizadas.

Diálogos socioemocionais

Com uma metodologia de avaliação formativa, o Instrumento Diálogos Socioemocionais fornece os insumos necessários para diálogos contínuos e intencionais entre os estudantes e o professor em prol desenvolvimento socioemocional. A aplicação desse instrumento deve ser periódica, permitindo assim visualizar uma sequência da situação socioemocional dos estudantes ao longo do tempo e oferecendo evidências para que se possa planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o seu desenvolvimento.



Como funciona a plataforma?

A utilização da plataforma é simples e intuitiva. Após a liberação do acesso, gestores da rede de ensino cadastram os coordenadores e professores que irão utilizar a plataforma e os estudantes que participarão das aplicações. Pronto! Os estudantes já podem fazer o seu autorrelato em um ambiente desenvolvido especialmente para esse acesso.


LEVE A PLATAFORMA PARA A SUA ESCOLA

A plataforma é de utilização gratuita e, para ter acesso, basta que gestores de rede ou diretoria de ensino solicitem a liberação ao Instituto Ayrton Senna que vai validar o pedido conforme as tratativas e termos de uso. 

Atualmente, em conformidade às normas de privacidade e proteção de dados previstas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a liberação da plataforma só poderá ser solicitada pelo gestor escolar ou diretor de ensino. Por isso, se você é um educador interessado em utilizar esses instrumentos, pedimos para que entre em contato com o seu gestor e alinhe diretamente essa necessidade, pedindo para que ele realize o cadastro de educadores da rede, como você. Além disso, você pode acessar nossa série de conteúdos e cursos gratuitos sobre a temática socioemocional, que podem apoiar sua prática e inscreva-seem nossa newsletter abaixo para receber informações e conteúdo inédito.

O QUE É MONITORAMENTO SOCIOEMOCIONAL?

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

SAIBA MAIS


QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA?

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

Atualmente, a Plataforma Monitoramento de Competências Socioemocionais conta com dois instrumentos: o Senna e o Diálogos Socioemocionaiss. Saiba mais sobre cada um e veja qual deles melhor atende as necessidades da sua rede ou escola!

Instrumento Senna

Baseado no autorrelato, o Instrumento Senna oferece uma fotografia da situação socioemocional dos estudantes no momento da aplicação. Estruturado em um modelo organizativo de Cinco Macrocompetências e 17 competências socioemocionais, ele gera um relatório devolutivo que oferece insumos para que docentes, educadores e gestores entendam como o conjunto de turmas e escolas se percebe em relação às competências socioemocionais e, assim, quais precisam ser priorizadas.

Diálogos socioemocionais

Com uma metodologia de avaliação formativa, o Instrumento Diálogos Socioemocionais fornece os insumos necessários para diálogos contínuos e intencionais entre os estudantes e o professor em prol desenvolvimento socioemocional. A aplicação desse instrumento deve ser periódica, permitindo assim visualizar uma sequência da situação socioemocional dos estudantes ao longo do tempo e oferecendo evidências para que se possa planejar, auxiliar e acompanhar sistematicamente o seu desenvolvimento.


COMO FUNCIONA A PLATAFORMA?

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

A utilização da plataforma é simples e intuitiva. Após a liberação do acesso, gestores da rede de ensino cadastram os coordenadores e professores que irão utilizar a plataforma e os estudantes que participarão das aplicações. Pronto! Os estudantes já podem fazer o seu autorrelato em um ambiente desenvolvido especialmente para esse acesso.


As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

As competências socioemocionais são características pessoais que se manifestam nas formas de sentir, pensar e agir ao se relacionar consigo mesmo, com os outros e com as situações para estabelecer e atingir objetivos. Elas também são resultado da interação entre predisposições biológicas e fatores do contexto, são maleáveis e se relacionam com importantes conquistas ao longo da vida.

Elas são fundamentais para a formação plena dos estudantes, um direito de aprendizagem fixado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Nesse cenário, o monitoramento é a ferramenta que garante meios de verificar se esse direito está sendo colocado em prática e as evidências necessárias para pensar estrategicamente o seu desenvolvimento.

LEVE A PLATAFORMA PARA A SUA ESCOLA

Devido ao grande número de interessados, a solicitação de acesso está temporariamente suspensa. Em breve, você poderá solicitar a plataforma para sua rede de ensino!

 

 

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