A educação é eficiente e transformadora quando tem como foco o desenvolvimento pleno dos estudantes. Por isso, além de compartilhar conhecimentos teóricos, é imprescindível que as escolas ofereçam um ensino que faça sentido e tenha significado para crianças e jovens, atendendo às demandas deste século.
Há mais de duas décadas, o Instituto Ayrton Senna trabalha disseminando essa mensagem, com o objetivo de avançar a fronteira rumo à educação de qualidade. Nosso propósito é disseminar à sociedade, especialmente aos educadores, aos gestores e às lideranças públicas e privadas, conhecimentos e ações que promovam a educação integral como pilar do desenvolvimento pleno de alunos em escolas públicas municipais e estaduais.
Acreditamos que educação integral amplia as oportunidades de crianças e jovens, pois vai além da transmissão de conhecimento e do desenvolvimento de habilidades cognitivas adquiridas com o ensino dos conteúdos das disciplinas de matemática, língua portuguesa e ciências, por exemplo. Ela também oferece possibilidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como autoconfiança, determinação e tolerância ao estresse, dentre outras, que dão suporte a todos os indivíduos para o enfrentamento dos desafios do dia a dia.
Na prática, isso significa preparar crianças e jovens para que, munidos dessas e de outras competências, consigam se posicionar de maneira crítica, responsável, criativa, colaborativa, autônoma, resiliente e solidária, seja em situações pessoais, acadêmicas, profissionais ou sociais.
Para essa educação se tornar realidade, trabalhamos na criação de tecnologias educacionais elaboradas com base em evidências apontadas pela ciência. Em 2017, nossas ações ajudaram a fazer a ponte para que os achados científicos sobre educação impactassem positivamente o trabalho realizado em secretarias de ensino e salas de aula de mais de 500 municípios brasileiros em 16 estados.
Em 2017, também trabalhamos intensamente para subsidiar políticas públicas a nível nacional. Uma das ações mais relevantes nesse sentido foi a participação do Instituto Ayrton Senna na articulação de ações, acompanhamento de iniciativas e mobilização de esforços para apoiar a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina um currículo de conteúdos mínimos a serem ensinados entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em todas as escolas brasileiras. A versão final do documento contemplou não apenas as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais, mostrando que a educação integral pode se tornar realidade nas escolas brasileiras.
Nosso trabalho para implementar soluções educacionais bem-sucedidas e em grande escala só é possível porque contamos com parcerias com estados e municípios e com o apoio de empresas socialmente responsáveis, a fim de oferecer assessoria e consultoria às equipes das secretarias de educação e das escolas, auxiliando especialmente no que se refere à incorporação de metodologias inovadoras e de competências socioemocionais ao ensino.
Nossas ações em 2017 não alcançariam tamanho êxito sem a participação de profissionais da educação, pesquisadores e acadêmicos das diversas áreas do conhecimento, organizações dos setores público e privado e cidadãos engajados. Com esse time, fomos capazes de promover mudanças concretas na vida de crianças, jovens e adultos, e seremos capazes de seguir nos próximos anos defendendo uma educação que possa alavancar o desenvolvimento pleno de nossos estudantes e do nosso país.