Pesquisas sobre o Mundo do trabalho


Como laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna, o eduLab21 realiza pesquisas científicas próprias, alinhadas às temáticas desenvolvidas em parceria com o time de Educação e Estratégia do Instituto, como o mundo do trabalho.


Incentivar os jovens a se conhecerem mais e identificar seus interesses é um passo importante para a construção de seus projetos de vida. Portanto, as ações do eduLab21 têm como objetivo:

- Disponibilizar para a comunidade escolar um instrumento para avaliação de interesses profissionais com finalidades educacionais; 

 

- Derivar do instrumento relatórios de devolutivas com apoio interpretativo para cada público-alvo; 

 

- Contribuir com a construção de abordagens e estratégias para fortalecer as habilidades e capacidades dos jovens para tomar decisões sobre os seus futuros; 

 

- Contribuir com aplicativo informatizado produzido pelo Instituto Ayrton Senna com acesso a conteúdos relevantes de avaliação e desenvolvimento para conhecer-se em termos de interesses e habilidades, bem como para conhecer, pensar e experimentar o mundo do trabalho.


Instrumentos de
avaliação desenvolvidos:


Escala de Interesses Básicos (EIB) 


PESQUISAS E ESTUDOS

2021

What are agile, flexible, or adaptable employees and students? A typology of dynamic individual differences in applied settings.
Lang, J. W. B., Runge, M. J., & De Fruyt, F. (2021). European Journal of Personality, 35 (4).


2019

From Interest Assessment to Study Orientation: an Empirical Advice Set Engine.
Schelfhout, S., Wille, B., Fonteyne, L., Roels, E., De Fruyt, F., & Duyck, W. (2021).  Journal of Experimental Education, 89, 169-195.


2018

18REST: A short RIASEC-interest measure for large-scale educational and vocational assessment. 
Ambiel, R. A. M., Hauck-Filho, N., de Oliveira Barros, L., Martins, G. H., Abrahams, L., & De Fruyt, F. (2018).  Psicologia: Reflexão e Crítica, 31, Article 6.

2020