publicado em 30.10.2019 ÀS 16:31

A geração que vai criar o futuro

Por Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.

Olá, educadores!

Estou bastante entusiasmada de anunciar aqui em primeira mão um canal direto com vocês. Esse é um sonho antigo que tenho e que agora conseguimos implementar. Consolidamos num único espaço reflexões e informações, e um ambiente para compartilhar nossas descobertas e experiências na forma de cursos para professores e educadores com o que há de mais inovador e promissor na ciência para o desenvolvimento humano.

União, colaboração, conexão. Esses são movimentos essenciais para todos nós que queremos uma transformação sistêmica, potente e exponencial da educação, especialmente se não queremos ser apenas reativos e correr atrás do prejuízo. Se quisermos nos antecipar, atuando proativamente pela educação dos próximos anos e décadas, é preciso contar com o maior número possível de frentes de ação, reunindo conhecimento de ponta e práticas realmente transformadoras. Pense na intensidade das transformações que tomaram o mundo nos últimos 20 anos. Agora tente imaginar como estaremos daqui a 20 anos. Quais habilidades as pessoas terão que ter para viver, conviver, aprender e produzir nesse cenário?

Hoje, mais do que nunca, precisamos reconhecer a complexidade e as incertezas que surgem no dia a dia de crianças e adolescentes hiperestimulados, em um mundo dirigido por algoritmos, onde falaremos mais com máquinas que com pessoas. Uma sociedade polarizada,  mediada por uma crise ética e cultural e com uma dissolução da segurança e da previsibilidade dos empregos que conhecemos e nos preparamos nos últimos 70 anos. Muda totalmente a perspectiva de uma resposta fácil à velha pergunta: “o que você vai querer ser quando crescer?”.

Para longe de ser pessimista, tentamos trazer aqui nesta plataforma alguns dos pilares do que acreditamos ser a base da educação capaz de ajudar cada pessoa a lidar com tamanha ruptura. Uma educação que ultrapassa as barreiras da quarta revolução industrial e respeita o ser humano em todas as suas dimensões.

Só uma criança e um adolescente valorizados como protagonistas de sua própria vida e de um projeto coletivo de futuro, colocados no centro do processo educacional, estimulados a ter vez e voz, motivados a solucionar problemas e a criar novo cenários é que serão capazes de construir uma sociedade equilibrada, justa e sustentável. A sociedade 5.0.

E só educadores bem preparados, valorizados e instigados conseguirão apoiar esse  desenvolvimento integral: não apenas em suas habilidades técnicas, mas como produtores de conhecimento e como sujeitos integrais, com suas emoções, afetos, relacionamentos, expectativas e muito mais.

Por isso, inauguramos esta plataforma, para criar, testar, validar e distribuir conhecimento, com dados confiáveis, lastreadas em uma base de evidência – científica e empírica, além de blogs e futuramente podcast  que vão compartilhar e pontos de vista de nossos especialistas com temáticas de relevância nacional.

Bem-vindo(a) ao nosso espaço. Você  é o agente principal dessa verdadeira revolução humana e social que a educação pode fazer.

Digite o assunto que deseja pesquisar

Comentar
Mensagem
Comentários