Em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo, jovens da geração Z enfrentam diversos desafios ao buscarem se conhecer, fazer escolhas e estabelecer metas para alcançar seus objetivos de vida.

Quando conseguem realizar essas ações, em geral as pessoas ficam mais dispostas a aprender coisas novas, se interessam por temas variados, gostam de ganhar novos conhecimentos e adquirir habilidades e se engajam mais com a educação!

Pensando em auxiliar as novas gerações nessa jornada, o Instituto Ayrton Senna desenvolveu o aplicativo Motivação+, que tem como objetivo apoiar jovens de 14 a 21 anos no desenvolvimento socioemocional e na construção de seus projetos de vida, tanto pessoais quanto coletivos.

O Motivação+ está disponível nas lojas de aplicativos para iOS para Android. Faça download!


Saiba mais sobre App Motivação+

Gamificado, o aplicativo está disponível na versão Android e IOS, e pode ser baixado por gratuitamente por qualquer pessoa interessada.

Chamadas de viagens, as quatro missões iniciais – sobre sustentabilidade, saúde, autoconhecimento e aprendizagem – apresentam caminhos para os jovens desenvolverem sua motivação, convidando-os a passar por desafios que envolvem a identificação de interesses, o planejamento, a execução e o acompanhamento de estratégias de aprendizagem.

Tais desafios podem ser individuais ou coletivos, quando ele tem a oportunidade de se engajar com outros jovens, que estejam usando o app ou não, para cumprir determinadas tarefas.

A seguir um pouco mais sobre cada uma delas:

Viagens individuais

Essa viagem propõe ao jovem uma reflexão sobre si mesmo e seus interesses. Esse tema foi escolhido pois o autoconhecimento é parte fundamental do processo de desenvolvimento da aprendizagem motivada: dividida em 3 etapas, uma trajetória em busca de mais motivação começa por se conhecer mais.

De acordo com o modelo de motivação de Kevin McGrew, para se sentir mais motivado é fundamental que o jovem conheça seus interesses e orientações, ou aquilo que valoriza, compreenda quem ele é e o que deseja para o presente e futuro. E esse processo passa por fortalecer o autoconhecimento e autoestima dos jovens: é necessário que ele entenda do que gosta e motivos pelos quais queira aprender algo. Quando o jovem identifica sua identidade, motivos e interesses, ele pode se considerar capaz de aprender determinado conteúdo ou habilidade e valorizar aquela aprendizagem como algo relevante para a sua vida. Este processo ajuda o jovem a acreditar em si mesmo, ter autoestima e possuir uma autocrença positiva (acreditar que é capaz), processos que são fundamentais para que ele tenha mais motivação.

Para saber mais sobre motivação, faça downoload do nosso pocket book

 

Considerando esses processos, nesta viagem o jovem tem contato com diversas ferramentas. Ele é convidado a fazer listas sobre o que gosta mais em cada campo de sua vida (como que filmes, livros ou música prefere, assim como o que o interessa mais nas dimensões social, profissional e acadêmica), é provocado a refletir sobre como pode tomar decisões conscientes e construir seu projeto de vida.   

Esta viagem conta com a estudante da rede estadual de SP, Bianca Menezes (@bianca_meneze.s), como sua embaixadora. A jovem cursa o Ensino Médio mantém um perfil no Instagram onde dá dicas de estudos a outros jovens.

Esta viagem oferece ao jovem uma oportunidade para que ele reflita sobre suas aprendizagens ao longo da vida, pensando sobre quais caminhos e decisões tomou, que competências desenvolveu e quais estratégias implementou. Sendo assim, o objetivo dessa viagem é revelar ao jovem como se deram processos de aprendizagem ao longo da sua trajetória e oferecer a ele algumas pistas e ferramentas para que ele desenvolva melhores estratégias de aprendizagem.

De acordo com o modelo de motivação de Kevin McGrew, que organiza o processo da aprendizagem motivada em 3 etapas, parte fundamental do processo da aprendizagem é a autorregulação, última etapa do modelo. Nessa etapa, chamada de volitiva, cada um mobiliza suas estratégias de aprendizagem para atingir determinado objetivo. Este é o momento em que se analisa o que foi feito, pontos que podem ser melhorados e como podem ser colocadas em práticas novas estratégias. Este ponto se relaciona com a macrocompetência socioemocional de autogestão, que traz competências como determinação, persistência, organização, foco e responsabilidade.

Para saber mais sobre motivação, faça downoload do nosso pocket book

 

Por meio desta viagem o jovem é provocado a rever suas estratégias de aprendizagem e autorregulação, seja para atingir metas pessoais ou acadêmicas. Ele é convidado a conhecer mais sobre as competências fundamentais à autorregulação, aprende ferramentas para gerir seu tempo, conhece formas de se organizar e também pode saber mais sobre as etapas da realização de um projeto, por exemplo.

A viagem conta com a estudante da rede estadual de SP, Isabela Melo (@study_com.isa) , como sua embaixadora. A jovem cursa o Ensino Médio mantém um perfil no Instagram onde dá dicas de estudos a outros jovens. 

Viagens coletivas

Considerando o público alvo do app, jovens de 14 a 21 anos, pertencentes à geração Z, o tema da sustentabilidade foi escolhido com base em uma escuta do Instituto Ayrton Senna com estudantes de 6 estados e pesquisas recentes relacionadas ao comportamento dessa faixa etária. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, a mudança climática é o tema que mais causa preocupação à geração Z, aparecendo em primeiro lugar entre as inquietações de 29% dos jovens ouvidos na pesquisa. Para os entrevistados, esse problema é mais grave do que desemprego, desigualdade e segurança. Considerando este cenário, o app busca engajar o jovem a desenvolver a sua motivação por meio de um tema que o mobiliza a pensar e executar projetos.        

Dividida em 5 etapas, a viagem convida o jovem construir um projeto de ação sustentável de forma coletiva, seja com outros usuários ou com seus colegas. O app apresenta ao jovem o conceito de sustentabilidade com base em ações do dia a dia próximas ao usuário, como a reciclagem de lixo. Após essa introdução, leva o viajante a mapear questões ambientais e de sustentabilidade que podem ser aprimoradas ao seu redor e que têm maior interesse a se envolver, convocando-o então a encontrar colegas com o mesmo interesse para desenvolver um projeto coletivo. Escolhido que tipo de projeto será realizado, dentro de algumas opções (uma horta doméstica ou artesanato com recicláveis, por exemplo), o jovem aprende sobre as etapas da construção de um projeto (objetivo, recursos, ações e avaliação) e analisa como pode expandir as ferramentas e conhecimentos que adquiriu para outras áreas de sua vida.

A missão leva em conta as etapas fundamentais da motivação para aprender, como a identificação de interesses ou naquilo que gostaria de se envolver, a tomada de decisão para partir para a ação, o desenho de um plano e as ações necessárias para colocar o projeto em prática.  Esta viagem conta com a ativista ambiental e influencer digital Paloma Costa (@pcopaloma) como embaixadora.  

Considerando o público alvo do app, o tema Saúde também foi escolhido com base em uma escuta do Instituto Ayrton Senna e pesquisas recentes. Bastante preocupada com o seu futuro, essa geração possui uma relação profunda com a sua saúde, principalmente quando considerada a saúde mental e o bem-estar. Ela também é atenta a questões ambientais e econômicas que podem interferir na qualidade de vida ao longo dos próximos anos, demonstrando mais preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal, profissional e o autocuidado. Segundo pesquisa da Consumoteca, por exemplo, 35% dos jovens ouvidos alegam já ter sofrido depressão e 57% conhecem alguém com a doença.

Dividida em 5 etapas, a viagem convida o jovem a olhar para a sua saúde em diversos aspectos, tanto física quanto mental, incentivando-o a praticar mais o autocuidado e pensar em como pode melhorar seus hábitos e comportamentos para ter mais equilíbrio e bem-estar. Como projeto coletivo com os seus colegas, ou outros usuários do app, os jovens são desafiados a realizar uma campanha nas redes sociais que promova a saúde e informe seus pares e a população sobre temas que os interessarem neste campo. Para realizar tal tarefa, o app oferece ao jovem ferramentas como a construção de um mapa mental, gravação de um podcast e debate com seus colegas sobre o assunto, além de oferecer insumos ao planejamento do projeto e apropriação de resultados.

A missão leva em conta as etapas fundamentais da motivação para aprender, como a identificação de interesses ou naquilo que gostaria de se envolver, a tomada de decisão para partir para a ação, o desenho de um plano e as ações necessárias para colocar o projeto em prática.  Esta viagem conta com o estudante de medicina e influencer digital Vittor Guidoni (@vittorguidoni), conhecido como Vitinho do SUS nas redes sociais, como embaixador.

Para outros detalhes, faça download do folder Motivação+.


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