Nesta viagem individual, o estudante é convidado a fazer um mergulho nas suas relações com outras pessoas, refletindo sobre seus comportamentos e atitudes em seus relacionamentos. Com perguntas que o levam a pensam sobre pessoas que admira, atitudes que colaboram para um bom relacionamento com os colegas ou a forma como interage com a sua comunidade escolar, a viagem oferece ferramentas para que o estudante reflita sobre competências como a amabilidade e o engajamento com os outros.
Incentivando que o estudante responda às perguntas de maneira autônoma, a viagem é um potencial aliado do professor no planejamento de atividades pedagógicas que estimulem o autoconhecimento do estudante. A missão leva o jovem a refletir sobre os círculos sociais em que está inserido, a mapear alguns comportamentos que gostaria de mudar em si mesmo e a pensar como gostaria de melhorar sua relação com as pessoas à sua volta.
Ainda que feita para ser realizada de forma individual pelo estudante, a viagem ‘Junto e Misturado’ oferece oportunidades ao educador para promover rodas de conversa entre os jovens sobre os conflitos e questões abordados na missão, criar pontos em comum entre os estudantes e gerar reflexões sobre a participação ativa dos estudantes na sociedade.