Próximos passos



Agora que você já refletiu e escreveu o texto introdutório do currículo considerando a visão de estudante, o desenvolvimento pleno e a integração curricular, chegou a hora de pensar sobre a qualidade do documento.

Veja a seguir algumas perguntas que podem ajudá-lo na leitura crítica do seu texto introdutório:



1. O texto é objetivo?

2. O texto é claro?

3. O texto traz justificativas contundentes e referências a marcos legais que respaldam a nova proposta curricular?

4. O texto é coerente com a concepção de educação integral definida pela BNCC?

5. O texto traz princípios claros e alinhados com a BNCC?

6. O texto é coerente com a concepção de competência definida pela BNCC?

7. O texto define objetivos de aprendizagem e desenvolvimento considerando as 10 competências gerais da BNCC?

8. O texto alinha-se com princípios de equidade, qualidade, contemporaneidade, inclusão e diversidade destacados pela BNCC?

9. O texto faz conexão entre a educação e a construção de um projeto de sociedade (país, estado, município)?

10. O texto considera o contexto, a cultura, as especificidades e a participação dos estudantes?

11. O texto traz orientações em relação a abordagens pedagógicas e de gestão imprescindíveis à implementação do currículo?

12. O texto faz menção às demais políticas educacionais que precisarão ser revistas para permitir a plena implementação do currículo?

13. O texto faz referência à importância do Regime de Colaboração para que o currículo seja implementado?

Para saber mais



Conheça outros materiais que podem auxiliá-lo nos próximos passos para a implementação da BNCC:


Orientações para o processo de implementação da BNCC

Autores: MEC; Consed; Undime; FNCEE UNCME.

Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC

Autores: Movimento pela Base Nacional Comum.

Guia de competências gerais

Autor: Nova Escola.

Curso gratuito sobre as 10 Competências Gerais da BNCC

Autores: Nova Escola, Fundação Lemann e Inspirare.

BNCC na prática

Autor: SOMOS Educação.

BNCC na Prática: Entenda como a Base vai mudar o seu dia a dia na escola

Autores: Nova Escola e Fundação Lemann.



Referências bibliográficas



Marcos legais da educação

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília: DF, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educacional. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Brasília: DF, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2013.

BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017, que institui a Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: DF, 2017.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. "Currículo, Conhecimento e Cultura". In: Indagações sobre currículo, MEC, 2007.


 

Visão de estudante

BATES, Tony. Educar na era digital - Design , ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional/ABED Associação Brasileira de Educação a Distância, 2016.

CLARK, Andy. Supersizing the mind: embodiment, action, and cognitive extension. New York: Oxford University Press, 2008.

DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social – uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012. Bauru: Edusc, 2012.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.  

SERRES, Michel. Polegarzinha. Uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.


Desenvolvimento pleno

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BARROS, Ricardo Paes de; COUTINHO, Diana; GARCIA, Beatriz Silva e MACHADO, Laura Muller. O desenvolvimento socioemocional como antídoto para a desigualdade de oportunidades. Relatório técnico INAF 2016. São Paulo: Instituto Ayrton Senna e Instituto Paulo Montenegro, 2016.

CALIENDO, Marco; COBB-CLARK, Deborah e UHLENDORFF, Arne. "Locus of Control and Job Search Strategies". IZA Discussion Paper, 2010.

COOPER, Lynne; AGOCHA, Bede e SHELDON, Melanie. "A motivational perspective on risky behaviors: The role of personality and affect regulatory processes". Journal of Personality, 68(6), 2000.

CUNHA, Flávio; HECKMAN, James e SCHENNACH, Susanne. "Estimating the Technology of Cognitive and Non-Cognitive Skill Formation". Econometrica, 78(3), 2010.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DUCKWORTH, Angela e SELIGMAN, Martin. "Self-Discipline Outdoes IQ in Predictng Academic Performance of Adolescents". Psychological Science, 16(12), 2005.

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DUNCAN, Greg e MAGNUSON, Katherine. "The Nature and Impact of Early Achievement Skills, Attention Skills, and Behavior Problems". In: Whither Opportunity: Rising Inequality, Schools, and Children’s Life Chances,. New York: Russell Sage, 2011.

GALLO, William; ENDRASS, Jérôme; BRADLEY, Elizabeth; HELL, Daniel e KASL, Stanislav. "The Influence of Internal Control on the Employment Status of German Workers". Schmollers Jahrbuch, 123(1), 2003.

HUTZ, Cláudio e NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

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LLERAS, Christy. "Do skills and behaviors in high school matter? The contribution of noncognitive factors in explaining differences in educational attainment and earnings". Social Science Research, 37(3), 2008.

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PIATEK, Rémi e PINGER, Pia. "Maintaining (Locus of) Control? Assessing the Impact of Locus of Control on Education Decisions and Wages". Institute for the Study of Labor (IZA), 2010.

PRIMI, Ricardo; ZANON, Christiano; SANTOS, Daniel; DE FRUYT, Filip e JOHN, Oliver. "Can they make adolescent self-reports of social-emotional skills more reliable, discriminant, and criterion-valid?". European Journal of Psychological Assessment, 32, 2016.

ROSENBERG, Morris. Society and the adolescent self-image. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1965.

SANTOS, Daniel e PRIMI, Ricardo. Resultados preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo, 2014.

SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo e MIRANDA, Jéssica Gagete. "Socio-emotional development and learning in school". Relatório Técnico a ser publicado, 2017.

STÖRMER, Susi e FAHR, René. "Individual Determinants of Work Attendance: Evidence on the Role of Personality". Institute for the Study of Labor (IZA), 2010.

TOMAZ, Renata e ZANINI, Daniela. "Personalidade e Coping em Pacientes com Transtornos Alimentares e Obesidade", 2009.

VITARO, Frank; BRENDGEN, Mara; LAROSE, Simon e TREMBLAY, Richard. "Kindergarten Disruptive Behaviors, Protective Factors, and Educational Achievement by Early Adulthood". Journal of Educaonal Psychology, 97(4), 2005.


Integração curricular

INSTITUTO AYRTON SENNA. "Diretrizes para a política de educação integral: Solução Educacional para o Ensino Médio". Caderno 2: Modelo Pedagógico – princípios, metodologias integradoras e avaliação da aprendizagem. São Paulo, 2014.

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