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Aplicação em Políticas Públicas

A missão da área de Aplicação em Políticas Públicas é a produção, sistematização e disseminação de conhecimento científico para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que promovam a educação integral. Instigando o pensamento crítico no âmbito da ciência e procurando respostas às perguntas do gestor público, o grupo de pesquisadores ligados a essa área se empenha para gerar uma sólida base de conhecimentos sobre quais são e como se desenvolvem as competências para o século 21 e como levá-las na prática para as redes públicas. Na frente de Aplicação em Políticas Públicas, o eduLab21 conta com uma Cátedra do Insper, coordenada pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros. 

 

Como trabalhamos

Partindo das perguntas formuladas pelo gestor público, concentramos nossa atenção nos desafios da implementação de uma educação plural que inclua as chamadas competências para o século 21, incorporadas explicitamente nos objetivos de desenvolvimento do estudante.

Por outro lado, buscamos identificar claramente a fronteira do conhecimento científico, de forma a explicitarmos as perguntas que ainda carecem de resposta e estimular a comunidade científica a gerar conhecimento orientado para o uso.

Para fazer essa ponte entre o mundo das ciências e o universo do gestor público, os projetos de APP foram organizados em torno de cinco eixos que ajudam a conectar o conhecimento científico com o desafio prático, visando a implementação da educação integral. 

Confira todos os projetos realizados pela frente de Aplicação em Políticas Públicas de eduLab21.

Conheça alguns projetos e materiais em destaque

O socioemocional na população brasileira adulta: um retrato a partir da pesquisa Inaf 2015

Estudo em parceria com Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa analisa analisar as relações entre competências socioemocionais, alfabetismo e realizações na vida da população adulta. Conheça o estudo.

Fique por dentro! O que os educadores pensam sobre o socioemocional na escola

Esse livreto busca apresentar de maneira didática e interessante os resultados dos questionários sobre a importância do socioemocional no ambiente escolar coletados no I Encontro com Educadores, realizado em novembro de 2015 em Vitória, Espírito Santo. Acesse o material

Tomando Nota! Sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas

Esse livreto busca sistematizar e apresentar de forma clara e direta parte do conhecimento acumulado pelo eduLab21 sobre as competências socioemocionais e o seu potencial na promoção de uma educação integral capaz de desenvolver os alunos de forma plena. Acesse o material.

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