GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Caminhos para gestores comprometidos com as competências socioemocionais na escola. Conheça as dicas e conteúdos.

Para garantir o desenvolvimento das competências socioemocionais de todas as crianças e jovens, é fundamental conectar as políticas educacionais à rotina de cada escola. Para isso, gestores comprometidos com a educação integral podem aprofundar seus conhecimentos no tema e conhecer conjuntos de ações que apoiem um clima escolar propício ao desenvolvimento pleno e um cotidiano aberto para a visão de educação que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe. Tais propostas demandam intencionalidade e empenho para se conectar às ações dos professores e gestores que atuam em cada escola.

Entre esses pilares fundamentais para uma gestão comprometida com o desenvolvimento socioemocional estão ações como a formação de professores, o desenho e implementação de um currículo ou projeto político pedagógico alinhado à BNCC e a construção de oportunidades nos diversos espaços e tempos escolares para o desenvolvimento e avaliação das competências socioemocionais dos estudantes

A seguir, apresentamos um conjunto de materiais com sugestões e caminhos que contemplam diferentes dimensões de uma gestão comprometida com a educação integral

A gestão escolar pós-isolamento social: fichas para planejamento
Download
De volta à escola: estratégias para a acolhida pós-isolamento social
Download
VER MAIS

IDEIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Confira mais dicas para o fortalecimento socioemocional nos materiais abaixo:

Resiliência emocional
Download
Abertura ao novo
Download
Autogestão
Download
Amabilidade
Download
Engajamento com os outros
Download
VER MAIS
Acesse mais conteúdos sobre gestão escolar e competências socioemocionais