Professores da rede pública paulista buscam suporte para desenvolverem autocontrole emocional
Levantamento inédito aponta que professores da rede pública do Estado de São Paulo desejam receber apoio para o desenvolvimento de competências socioemocionais para lidar com a rotina escolar. A pesquisa, realizada com autorrelatos de 40 mil docentes voluntários entre maio e junho do ano passado, por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de SP (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, compõe um conjunto de atividades para fortalecimento da educação integral, com especial foco no desenvolvimento socioemocional.
No contexto da volta às aulas, repleto de desafios e mudanças, lidar com emoções negativas e estresse requer uma atenção redobrada. Cerca de um terço dos professores afirma ficar irritado quando o planejamento de aula é prejudicado e que nem sempre consegue controlar as emoções negativas, o que pode atrapalhar o desempenho em aula.
Quando questionados sobre quais competências mais gostariam de ter apoio da rede para desenvolver, cerca de 60% indicaram o autocontrole emocional (equilíbrio para lidar com as emoções negativas do dia a dia). Na sequência, foram citadas a colaboração entre pares (50%) e gerenciamento de estresse (44%).
No quesito autocontrole, 35% afirmaram se sentir exaustos antes mesmo de começar a aula, 37% que a energia tende a desaparecer até o final da aula e 29% às vezes sente-se esgotado por dar aulas. Por outro lado, mais de 90% dizem colocar toda a sua energia quando está ensinando.
Nove em cada dez confirmaram que buscam variar estratégias e usar a criatividade, conforme a diversidade de estilos e necessidades de aprendizagem, e dizem que veem grande valor em experimentar novos métodos de ensino.
A colaboração entre pares também foi valorizada. Mais de 80% dos professores disseram realizar, frequentemente, trocas de experiências e de materiais e que podem contar com seus colegas de trabalho. Nove em cada dez disseram ter aprendido com as abordagens pedagógicas e práticas de ensino dos colegas.