Digite o assunto que deseja pesquisar

Instrumento SENNA

A iniciativa

Para apoiar educadores e gestores a promoverem a educação integral, o Instituto constrói, com base em evidências, conhecimentos, práticas e ferramentas de avaliação e acompanhamento de competências para a vida. Com o objetivo de apoiar gestores na promoção de políticas de educação integral, o Instituto desenvolveu o Instrumento SENNA de mensuração de competências socioemocionais nas redes de ensino. Juntamente com o Diálogos Socioemocionais, o Instrumento SENNA compõe uma proposta integral de monitoramento socioemocional que oferece aos gestores e educadores subsídios para criar e aprimorar políticas e práticas nessa área.

Como funciona

O uso do instrumento ocorre no âmbito do sistema de ensino e pode contribuir para criação e/ou qualificação de políticas públicas adaptativas para a promoção da educação integral. Respeitando a singularidade das redes de ensino, o instrumento é suficientemente abrangente para se adaptar à diversidade dos currículos regionais, possibilitando aos gestores comporem políticas pertinentes às suas realidades. Longe de promover a homogeneização da rede, o instrumento é uma ferramenta para viabilizar a criação de políticas adaptativas que se adequam às singularidades de cada sistema ou unidade escolar, preservando e fortalecendo a sua diversidade. 

Resultados

Combinando o conhecimento científico de pesquisadores e a experiência concreta de gestores e professores nas escolas, o instrumento vem se mostrando cientificamente robusto e relevante para promover a educação integral nos sistemas educacionais. Construído em parceria com as redes de ensino, o SENNA já contou com a participação de cerca de 250.000 alunos e suas aprendizagens deram origens a análises inéditas, publicadas em artigos científicos.

Comentar
Mensagem
Comentários