Você sabia que é possível desenvolver o Respeito na escola de forma intencional? Essa é uma competência socioemocional que consiste em tratar as pessoas com bondade, consideração, lealdade, tolerância e justiça, da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Ela faz parte das competências de Amabilidade, grupo de competências que que indicam o grau com que uma pessoa é capaz de agir baseada em princípios e sentimentos de compaixão, justiça e acolhimento. Também se refere à tendência a agir de modo cooperativo e não egoísta, preocupando-se em ajudar os demais e ser solidário.
Saiba mais sobre Competências SocioemocionaisNa escola, desenvolver e praticar o respeito é fundamental para estabelecer vínculos significativos entre estudantes e professores, promover o pertencimento escolar dos jovens e prevenir situações de bullying e violência escolar. Estudantes com maior nível de amabilidade tendem a ser mais eficazes em negociar e gerenciar conflitos, mostrando-se mais flexíveis nas negociações, capazes de desenvolver um clima construtivo, por exemplo.
Dicas de como desenvolver o respeito na escola
Confira algumas formas de promover o respeito nos estudantes:
- Dê condições para que a turma conheça e respeite cada estudante, aceitando e valorizando seus saberes e a várias formas de aprender;
- Mostre-se mobilizado e aberto para novas ideias, incentivando a turma a também conhecer e considerar propostas e opiniões diversas,
- Coloque-se como parceiro do estudante e incentivar que façam o mesmo com os colegas. Para isso, oriente de forma cuidadosa e respeitosa todos os processos de uma atividade ou projeto e ensine aos integrantes de um time de trabalho a apoiar uns aos outros.
Atividades para desenvolver o Respeito na escola
Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Fundamental 1:
- Construa com sua turma o “varal dos comportamentos que quero ter”, no qual ficarão diariamente expostos exemplos de atitudes que dialogam com os combinados escolares
- Para a montagem do varal, apresente a proposta aos estudantes solicitando que cada criança desenhe, pinte e/ou escreva um bom comportamento que teve, gostaria de ter ou que observou em algum colega
- Peça que cada estudante conte sobre os comportamentos que registraram e, no momento em que pendurarem esses registros no varal, promova uma discussão sobre a importância dessas posturas para uma convivência respeitosa
Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Fundamental 2:
- Convide os estudantes para uma roda de conversa sobre o que é tratar os outros com respeito. Amplie essa discussão questionando: “Vocês concordam com a frase ‘respeite os mais velhos?”. Problematize: “Por que devemos respeitar os mais velhos?”, “É a idade que define quem merece ser respeitado?
- Ajude-os a significar o exercício da competência respeito como prática que visa a demonstrar consideração pelos direitos e sentimentos dos outros e não apenas como uma regra inquestionável
Confira atividade para realizar com estudantes do Ensino Médio:
- Após um debate na escola, ou outro exemplo que possibilite uma análise crítica, converse com as sobre algumas posturas que demonstraram respeito aos sentimentos, desejos, direitos, crenças ou tradições dos participantes.
- Ajude-os a perceberem quais são essas posturas citando, por exemplo, que deixar outro debatedor expressar sua opinião sem interrupções e escutá-la cuidadosamente para apenas depois apresentar os seus argumentos e propostas é uma forma de demonstrar respeito.