fbpx

Cátedra Instituto Ayrton Senna na USP-RP Promove Live sobre Estudo de Socioemocional na Pandemia

Pesquisa longitudinal realizada em Sobral-CE será debatida por pesquisadores e especialistas

2 MIN
14 jun 2023
INSCREVA-SE E GARANTA SEU CERTIFICADO

Com o objetivo de debater os impactos da pandemia no socioemocional dos estudantes, a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto vai promover a live “Trajetórias socioemocionais dos estudantes durante a pandemia – um estudo longitudinal”, que vai divulgar pesquisa inédita sobre o tema. O encontro online e gratuito, que vai acontecer dia 23 de junho às 14h via plataforma Zoom, contará com palestrantes internacionais e terá tradução simultânea.

Na ocasião, será divulgado estudo longitudinal inédito fruto de parceria entre o eduLab21, laboratório de ciências para educação do Instituto Ayrton Senna, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) e a Secretaria Municipal de Educação de Sobral (CE). Ao utilizar instrumentos de monitoramento socioemocional por meio do autorrelato dos estudantes, o estudo foi iniciado em 2018, com alunos que no momento estavam cursando o 5º ano escolar. Nos quatro anos seguintes, a mesma amostra de estudantes continuou respondendo aos questionários ao longo da sua trajetória no Ensino Fundamental II. Sendo assim, o estudo permitiu entender a situação socioemocional dos jovens antes, durante e depois da pandemia.

O encontro online será conduzido por Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Entre os debatedores, estão:

  • Gisele Alves, Gerente-executiva do eduLab21 – laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna.

 

  •  Daniel Santos, Doutor pela Universidade de Chicago, professor associado de Economia na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES).

 

  •  Filip De Fruyt, Professor titular sênior de Psicologia Diferencial e Avaliação da Personalidade na Universidade de Ghent, na Bélgica.

 

  •  Oliver P. John, Professor de psicologia e psicólogo no Institute of Personality and Social Research (IPSR) da University of California, Berkeley.

 

  •  Ricardo Primi, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA). Professor associado da Universidade São Francisco (USF).

 

Quando: 23/06, às 14h

Onde: Plataforma Zoom – Inscreva-se e Garanta o seu Certificado.